A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada do vice-prefeito Luiz Akira e do secretário de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), Paulo da Paz, abriu oficialmente a 28ª Copa Ecológica do Mercosul, na noite desta segunda-feira (22).
O evento, com a apresentação das Delegações, juramento dos atletas e execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de Mato Grosso do Sul, foi no Ginásio Municipal de Esportes “Cacilda Acre Rocha”, no Bairro Santos Dumont.
Na solenidade, estavam também o secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto, e o vereador e professor Nilo Cândido (PDT).
Estão participando da Copa Ecológica Mercosul 43 delegações de equipes de futebol de campo dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e também equipes de cidades do Chile, Bolívia, Paraguai e Argentina, incluindo as equipes da Sejuvel.
São 127 categorias de times de escolinhas de futebol, divididas por idade, entre os nascidos no período de 1996 a 2002, ou seja, crianças e adolescentes dos 11 aos 17 anos.
CAMPOS DE FUTEBOL
Os jogos, iniciados na segunda-feira (22) pela manhã e que se estendem até domingo (28), estão sendo realizados em campos gramados de futebol, nos seguintes locais: Estádio Benedito Soares da Mota – Madrugadão; Campo do CTAF na Fazenda do Orestinho; Distrito Arapuá; e nos campos de futebol dos Bairros Santo André, Paranapungá, Vila São João e Jupiá.
Segundo informações da Sejuvel, Três Lagoas recebeu mais de 2,5 mil pessoas para este evento, entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes esportivos.
O tempo de cada partida de futebol varia conforme a categoria das equipes que participam da competição. Nas categorias de jogadores nascidos em 1996 e 1997, o tempo da partida de futebol é de 30 por 30 minutos. Nas categorias dos nascidos em 1998 e 1999, as partidas são de dois tempos de 25 minutos cada. E, nas categorias de jogadores nascidos em 2001 e 2002, os jogos são de 40 minutos, também divididos em dois tempos de 20 minutos.
“Neste período, enquanto é realizada a Copa Ecológica Mercosul, nossa Cidade respira futebol, com o apoio da administração da nossa prefeita Marcia Moura”, observou o secretário Paulo da Paz.
“Todos sabemos que, em todas as cidades do Brasil, incluindo a nossa Três Lagoas, o futebol é o esporte que mais tira crianças e adolescentes das ruas e é importante instrumento de formação de cidadania”, completou o titular da Sejuvel.
ACOLHIDA
A prefeita Marcia Moura fez questão de cumprimentar cada delegação que se apresentou no Ginásio Municipal de Esportes, manifestando a “boa e carinhosa acolhida que Três Lagoas dá a todos os atletas de futebol”, disse.
“Sejam todos bem vindos. Nos sentimos orgulhosos e honrados com a presença de todos vocês”, completou Marcia Moura, ao abrir oficialmente este evento esportivo de futebol.
A Prefeitura cedeu local para hospedagem das delegações no Alojamento da BR-158, conhecido como “Fazendinha”. Além da hospedagem, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Sejuvel, é responsável pelo transporte da equipe de arbitragem dos jogos.
Entre as Delegações, a equipe da escolinha de futebol, mais antiga do Chile (1938), a conhecida “Canilitas”, e também a delegação do Tahuichi, da Bolívia, da região de Santa Cruz de La Sierra.
A delegação boliviana fez questão de distribuir às autoridades presentes o chapéu de palha “sombrero”, típico daquela região.
Assessoria de Comunicação