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01
quarta-feira, 08 outubro 2008 / Publicado em SEMEC

Projeto de Educação Ambiental completa um ano

Pouco mais de um ano após o lançamento oficial do “Guardiões: projeto nascente”, o diretor das Escolas Municipais de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista – Pólo e Antônio Camargo Garcia, Urbano Rodrigues Azambuja, avalia o desenvolvimento do projeto e as ações realizadas pela comunidade escolar.
Mais do que um projeto, o “Guardiões” tem sido instrumento de conscientização e transformação no Distrito de Garcias, onde está localizada a Escola Elma Garcia Lata Batista, pioneira no trabalho. “Um ano de conscientização dos alunos e da comunidade, através de palestras e cursos”, avaliou Azambuja.
Segundo o diretor, a recompensa está nos resultados obtidos e especialmente no reconhecimento por meio de uma premiação na Culminância dos Projetos Sociais da Petrobras, em 2007. “Foi uma surpresa, pois havia pouco tempo que o projeto existia”.
Para o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, o projeto realizado pela Educação no Campo vai além das salas de aulas. “A Educação no Campo, através dos parceiros International Paper, CESP, Promotoria do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e UFMS, vem desenvolvendo um projeto que vai além de uma simples parceria, pois atua sistematicamente num tema transversal, de suma importância para toda a sociedade”, avaliou.
Grespan enfocou a importância da participação da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos educacionais. “A Constituição prevê que a educação é dever do Estado e da sociedade, por tanto, a sociedade deve participar da vida da escola promovendo projetos que visem à melhoria da qualidade de ensino”.
Segundo Grespan, a Secretaria de Educação e Cultura está aberta às parcerias. “É um meio viável de cumprir os objetivos de uma educação integral e de qualidade”.

Projeto
Lançado em setembro de 2007, o “Guardiões: projeto nascente” nasceu da necessidade de trabalhar a Educação Ambiental com os alunos e preservar áreas já degradadas no Distrito de Garcias, contribuindo para uma melhor qualidade de vida de toda a comunidade.
O “Guardiões” visa oportunizar a criança e o adolescente em idade escolar, com informações referente ao respeito pela natureza, construindo uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida, por meio da educação ambiental.
O projeto tem desenvolvido conceitos sobre o meio ambiente e seus problemas, sensibilizando a comunidade estudantil e gerando integração entre a comunidade e a escola.
Entre outros objetivos, o projeto trabalhara o máximo possível de recuperação de mata ciliar, de forma a evitar o assoreamento do córrego localizado no Distrito de Garcia.

Nova etapa
Na primeira fase do projeto a comunidade escolar participou de cursos e palestras, numa etapa de qualificação e educação ambiental.
De acordo com Azambuja, diretor das escolas e coordenador do projeto, no mês de novembro será realizado o encerramento da 1ª fase do “Guardiões”. “Encerraremos com o replantio”.
A 2ª fase do projeto prevê a implantação de microbacias e o início do ciclo de palestras e cursos na Escola Antônio Camargo Garcia, maior escola de Educação no Campo do Brasil.
Azambuja destacou que a implantação de microbacias é um projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul. “Além disso, estaremos implantando o laboratório de quebra de dormência, que acelera a germinação das sementes e a horta na escola Antônio Camargo”.
Outra ação importante na nova etapa é a construção de um viveiro. “Assim, o projeto passa a ser auto-suficiente e fornecerá para os fazendeiros que queiram fazer a recuperação”.
O diretor explicou que para a implantação das microbacias será necessário o apoio e a colaboração dos fazendeiros da região. “Nas áreas públicas teremos a ajuda da Prefeitura, mas para as áreas particulares precisaremos contar com os proprietários de terras”.

Mascote
Em 2007, um concurso entre os alunos escolheu a mascote do projeto e posteriormente o nome. Na segunda etapa o nome será revelado para a comunidade escolar e a mascote ganhará vida.
Entre as novidades também está à formação de um grupo de Educação Ambiental composto pelo diretor, pela coordenadora e professores das Escolas de Educação no Campo.
O grupo receberá uma capacitação do GEA – Vida Verde, da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Na 2ª etapa, o projeto receberá um acompanhamento técnico com biólogos da CESP – Companhia Energética de São Paulo, da IP – International Paper e da UFMS.

Reciclagem
O “Guardiões” também têm colhido frutos. Após a implantação do projeto, o Distrito de Garcias, que não possuía a coleta de lixo, passou a ser beneficiado com o serviço.
Em contrapartida, o projeto realizará mutirões, sistematicamente, para a retirada de material poluente. “Nós vamos pegar os alunos e os moradores de Garcias para coletar material reciclável”, informou Azambuja.
O diretor destacou que um espaço para reciclagem será implantado. “Já temos uma pareceria com a Associação de Catadores da Ilha Solteira, interior de São Paulo, que buscará o material em Garcias”.
O material que não for utilizado no espaço de reciclagem será levado pela Associação de Catadores da Ilha Solteira.
De acordo com Azambuja, o papel recolhido será reciclado para produzir embalagens rústicas. “Esta produção será vendida e a renda revertida para os alunos, passando para uma fase de geração de renda”.

Multiplicadores
Após um anos, os alunos estão preparados para se tornarem multiplicadores e isso será feito por meio de marionetes.
Segundo Azambuja, todo o trabalho será desenvolvido pelos alunos. “Eles criarão os textos, confeccionarão e darão vida aos bonecos, com apresentações nas escolas da Rede Municipal de Educação, sempre abordando temas de Educação Ambiental”.

Trilha
Na região de Garcias existe uma área de mata nativa onde ninguém entra há aproximadamente 80 anos.
Esta área está localizada nas terras do proprietário da Água Labor, que também fornece água mineral gratuitamente para a escola. “Com a autorização do proprietário estaremos fazendo um estudo de impacto ambiental para que uma trilha seja aberta no local”, informou o diretor.
Para Azambuja é mais uma conquista do projeto realizado no Distrito. “Isso mostra que o importante é reduzir as falas e passar para a ação”, avaliou.

Parcerias
O patrocínio da International Paper viabilizou a execução do “Guardiões: projeto nascente”. “Além da IP, tivemos o apoio incondicional da Prefeitura e da SEMEC e parceiros como CESP, Promotoria do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, valorizou Azambuja.
Para Marisa Coutinho, gerente de Relações com a Comunidade e Comunicação da IP, o tema proposto pelo projeto atende às ações de Responsabilidade Social da empresa. “Quando a Educação apresentou o projeto para a International Paper, aceitamos o convite em sermos parceiros porque os “Guardiões: projeto nascente” trabalha com um público diretamente envolvido nas questões ambientais, que é a comunidade do campo”.
Marisa destacou que a IP acreditou desde o início no sucesso do projeto. “Em um ano, o “Guardiões” desenvolveu ações que mudaram para melhor a vida na comunidade onde está inserido. Um exemplo foi à conquista da coleta de lixo no Distrito. Um grande passo, que será seguido por tantos outros que virão”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

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