Na noite de segunda-feira (9) foi realizada a terceira reunião da cultura afro-brasileira, presidida pelo professor de História da África da UFMS, Lourival dos Santos, e pela representante do Departamento de Cultura da Prefeitura, Cidinha Mariano.
O grupo surgiu no I Fórum Permanente da Cultura, realizado em março deste ano com o intuito de difundir a cultura afro-brasileira em Três Lagoas.
Fazendo um mapa étnico da cidade, vemos que o fenótipo da maioria da população é afro-descendente. A importância desses encontros é despertar a consciência e aumentar o colorido no cenário cultural, diversificando o acesso dos jovens, afirmou Lourival.
O professor ainda destacou que a participação da população nessas manifestações ainda é pequena, pois não vêem nessa integração um retorno prático. Para mudar essa visão, os integrantes estão montando projetos com trabalho de base nas escolas.
Às crianças das escolas públicas serão apresentados elementos da cultura afro-brasileira, como a capoeira, o samba de roda, documentários e literatura como Jorge Amado.
Muitos não gostam, pois não conhecem e é na infância que conseguimos mostrar a importância de nossas raízes, finalizou Cidinha Mariano.
Assessoria de Comunicação