Desde que a Administração Municipal terceirizou a merenda escolar servida nas escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação, a alimentação das crianças melhorou. A aprovação é unânime.
Com a mudança, alimentos como verduras e legumes passaram a fazer parta da rotina do cardápio, melhorando a qualidade da alimentação servida.
A mudança trouxe benefícios também para os cofres públicos, que passaram a economizar com a compra, estoque e controle.
Os pratinhos onde são servidas as merendas escolares das Escolas da Rede Municipal de Ensino continuam sendo feitos do mesmo material, o plástico, que é mais leve e de fácil manuseio para os alunos. A mudança está no conteúdo que é servido dentro desses pratinhos.
A mudança no serviço de alimentação escolar foi realizada no início do ano letivo de 2008 e se adequou ao padrão exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Todas as modificações realizadas foram acompanhadas diretamente pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Setor de Alimentação Escolar, desde a aprovação dos cardápios praticados pela empresa NutriSaúde, vencedora da licitação para prestação do serviço, até ao consumo final pela comunidade escolar.
Desde o início da instalação da empresa foram realizadas uma série de atividades técnicas para operacionalização do serviço de merenda escolar, tanto pela prestadora do serviço, como pelo setor de alimentação escolar.
As reestruturações no setor vão desde a contratação de mão de obra complementar (merendeiras), até a elaboração do cardápio alimentar padronizado, que segue hábitos e aceitação dos alunos.
Seguimos todo um processo para garantir a qualidade dos alimentos servidos às nossas crianças, explicou o Secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan.
Toda a eficácia dessa reestruturação fica comprovada através da tabela de pesos e medidas de cada aluno, que é elaborada e acompanhada por um profissional.
Conseguimos manter a qualidade das refeições de nossos alunos e garantir o crescimento saudável de cada um deles. Temos todo um controle do crescimento e desenvolvimento das crianças, ressalta.
Alimentação adequada
Outro ponto trabalhado é a orientação dos alunos para a importância de uma alimentação adequada. O objetivo é fazer com que os alunos apliquem em casa todos os ensinamentos repassados ma escola.
As crianças são ótimos agentes multiplicadores, elas aprendem e levam para casa, ensinam para os amigos e assim passam adiante tudo que aprenderam com extrema facilidade.
Isso para nós é importante, é como se fosse o reflexo de nosso trabalho, o resultado positivo daquilo que fazemos com muita dedicação, finaliza Grespan.
Merenda que vale repeteco
Tia tem repeteco?. Essa é uma frase que a merendeira Alice da Silva Soares ouve todos os dias desde a implantação da mudança.
Há mais de 28 anos trabalhando como merendeira escolar, a tia da merenda, como é carinhosamente chamada pelos alunos, juntamente com outras cozinheiras, é responsável por fazer a refeição dos alunos da escola Maria Eulália.
Todos os dias fazemos a merenda dos alunos com o mesmo carinho e é gratificante vê-los comer com vontade, afirma dona Alice.
Nesses mais de 28 anos servindo merenda, dona Alice viu muita coisa mudar. Seguindo a nova metodologia, ela saliente a nova mudança
Como trabalho aqui à muito tempo, já vi e fiz muitos tipos de merendas. Atualmente servimos para os alunos uma refeição bem mais nutritiva. Todos os dias têm verduras e saladas, isso é bom, ensina os alunos a se alimentarem melhor, ressalta.
Entre as mudanças, a antiga merendeira salienta uma porática que se tornou rotina: a do repeteco.
Quando os alunos gostam da comida eles pedem repeteco, comem duas ou três vezes, conta entre sorrisos.
Letícia Victória de Castro, 6 anos de idade, é aluna do 2° ano da Escola Maria Eulália. Como consumidora da merenda ela diz o que acha da refeição que é servida na Escola.
Eu gosto da merenda, como de tudo um pouco, até verdura, diz fazendo questão de lembrar da importância das saladas.
Como as verduras e as saladas, mas pra ser sincera gosto mesmo é do arroz doce. É uma delícia, comenta a aluna.
Assessoria de Comunicação