A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho e em parceria com a Elektro, realizou nesta segunda-feira (17), no Centro Cultural Irene Marques de Alexandria, a aula inaugural dos cursos de bijuterias e artesanato em chinelos.
De acordo com a diretora de Trabalho, Mara Carrara, serão disponibilizadas 15 vagas para o curso de bijuterias e 30 para o de artesanato em chinelos.
Estes cursos são importantes, pois contribuem para que as pessoas entrem qualificadas no mercado de trabalho.
Mara ressaltou que ao término do curso as alunas levam um kit para iniciar a produção. As peças que elas confeccionarem no curso já poderão ser vendidas.
O consultor Institucional da Elektro, Luiz Fausto Rodrigues, informou que o curso faz parte do programa Energia Comunitária, desenvolvido pela empresa.
Inicialmente o programa foi pensado para pessoas que moram em favelas. Este ano adaptamos para um projeto piloto.
O consultor ressaltou que houve receio quanto o sucesso do projeto. Faremos uma avaliação do projeto e aguardaremos a aprovação da Aneel para que outras ações sejam desenvolvidas.
Rodrigues enfocou que, além de Três Lagoas, outras quatro cidades receberam as ações. Já levamos o projeto para Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Rio Pardo e Anaurilândia.
A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Altamira de Oliveira Campos, lembrou a importância dos cursos. Este ano faremos a entrega de aproximadamente 1.500 certificados de cursos realizados pela Assistência Social.
Altamira destacou o trabalho realizado em parceria com a Elektro. Já recebemos a doação de padrão, lâmpadas econômicas, reparo nas instalações dos órgãos públicos e agora a parceria para a realização dos cursos.
Para Margarida Maria de Melo, de 41 anos, o curso de bijuterias é uma nova oportunidade. Sempre tive vontade de aprender e tenho certeza que o curso contribuirá para renda da minha família.
Margarida que já trabalhou como doméstica, atualmente cuida apenas de sua casa. Fazer o curso de bijuterias será uma opção para voltar ao mercado.
Projetos
Em Três Lagoas, além dos cursos, a parceria entre a Prefeitura e a Elektro tem gerado outros benefícios para a comunidade.
Segundo o consultor Institucional da Elektro, a secretaria de Assistência Social irá selecionar as residências e os técnicos da empresa vão analisar o perfil da família e confirmar se está enquadrada no projeto. Serão cerca de 300 unidades que estaremos refazendo as instalações da casa e em alguns casos trocaremos as geladeiras e os chuveiros.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO