A trupe do Circuito Estradafora já está em Três Lagoas. Foi iniciado nesta quinta-feira (26) o círculo de apresentações que fazem parte do projeto.
A movimentação e a estrutura montada na Praça Senador Ramez Tebet chamam a atenção de quem passa pelo local, afinal a carreta-teatro, estrutura que comporta o Circuito, está estacionada na praça desde quarta-feira (25), onde permanecerá até o próximo domingo (29), quando serão encerradas as apresentações culturais.
As pessoas que passam por aquele local olham admiradas e tentam adivinhar do que se trata tamanha armação.
Deve ser alguma campanha, disse um transeunte, que logo foi informado de que aquela armação se tratava de um projeto cultural.
Parceria
Através de uma parceria com a iniciativa privada, a Secretaria de Educação e Cultura trouxe para Três Lagoas o Circuito Estradafora. O projeto cultural itinerante, criado pela ONG Teatro de Tábuas, circula por todo território nacional, levando ao público espetáculos teatrais, cinema, música, dança, artes plásticas, oficinas e palestras.
Para vir à Três Lagoas, a ONG enviou uma equipe de nove pessoas, sendo três atores, um músico, um técnico em iluminação e quatro auxiliares.
Já fizemos nossa estréia aqui em Três Lagoas, enfatizou Suiara Zamarioli, responsável por coordenar toda a execução do projeto em Três Lagoas.
Suiara também ressaltou a receptividade do público. Essa é a primeira vez que viemos à Três Lagoas. Não conhecíamos o público e nem ele a nós, mas gostamos muito do que vimos, a receptividade do público está sendo muito positiva.
Apresentações
No primeiro dia de apresentações, mais de 150 expectadores prestigiaram o Circuito, em sua maioria, alunos de escolas municipais que puderam assistir a uma peça de teatro e a exibição de filmes.
A peça teatral Trilhos que eu mesmo fiz, foi uma das atrações. Uma história que gira em torno de uma brincadeira imaginária. Três crianças que são muito amigas têm algo em comum, elas adoram o trem. Nina (Suiara Zamarioli), Papazo (Vanessa Paião) e Jonjon (André Riboli) passam o dia a esperar o trem, tudo para ver os vagões e ouvir o barulho dos trilhos.
Cansado de apenas olhar, um dos amigos resolve propor a sua turma que eles entrem no trem para conhecer de perto aquela máquina que os fascina. Loucos de curiosidade e com a criatividade mais do que aguçada, os amigos resolvem embarcar não só no trem, mas em uma verdadeira aventura no universo imaginário de cada um.
Durante a peça, além de viajarem no trem, através da criatividade de três crianças, os espectadores recebem lições ambientais.
Sempre procuramos levar ao nosso público, não apenas cultura, mas também algo que trabalhe com o senso crítico de cada pessoa. Procuramos agregar conhecimento na vida das pessoas através de nossas peças. Falar sobre questões ambientais foi uma das maneiras que encontramos para dizer as pessoas como a natureza nos é importante, explicou Suiara.
A peça é indicada para a faixa etária de quatro a 13 anos, mas pode ser assistida por pessoas de qualquer idade, afinal, quem não vai querer saber até onde foi a imaginação criativa desse trio de amigos que adoram uma boa aventura. Nesse caso, uma aventura sobre Trilhos que eu mesmo fiz.
Sessões de cinema
Além de prestigiarem a peça de teatro, o público ainda pode assistir a sessões de cinema. Um banner em exposição, ao lado da carreta-teatro, informa à população os dias e horários de cada apresentação.
No final de sua estada em Três Lagoas, o Circuito Estradafora disponibilizará aos interessados a oportunidade de participarem de um sarau com oficinas.
Para participar das oficinas é necessário que o interessado faça antecipadamente sua inscrição.
Ingressos
Para assistir as apresentações não é necessário desembolsar nenhum valor em dinheiro, todas as apresentações são gratuitas, bastando apenas ter em mãos o ingresso referente ao espetáculo que se pretende assistir.
Durante todo o dia são distribuídos, na Praça Ramez Tebet e na Secretaria de Educação e Cultura, ingressos para o Circuito.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO