‘Após reunião com um grupo de moradores, a prefeita Simone Tebet (PMDB) definiu que a Praça da Vila Maria – a segunda das seis que deverão ser construídas até o final da atual administração, será construída numa área que fica de frente para a Rua Yamaguti Kankit e não mais no campo de futebol do bairro. A decisão foi tomada após conversa com a população, ocorrido na tarde da última terça-feira (29).
Enquanto um grupo de moradores – composto basicamente por mulheres – concordava que o campo de futebol seria o melhor lugar para a construção da praça, os desportistas do bairro e adjacência protestaram veementemente contra tal iniciativa.
Depois de muita discussão, quando a solução parecia ainda distante e os moradores corriam até mesmo o risco de perder a benfeitoria, a prefeita apresentou uma sugestão que agradou a todos e encerrou o impasse. Ela concordou em construir a praça em outro local, mas, em contrapartida, arrancou dos desportistas o compromisso de construírem uma pista para caminhada em volta do campo de futebol, com os materiais fornecidos pela própria prefeitura.
De acordo com o secretário de Obras, Getúlio Neves, que também participou da reunião, a construção da praça já foi licitada e os serviços serão executados pela Atlhon Construções e Incorporações Ltda.
Impasse
Os que se levantaram contra a construção da praça no campo de futebol, o fizeram em defesa de uma praça desportiva em atividade há 23 anos, onde são realizadas competições oficiais da Liga Trêslagoense de Desporto (LTD), segundo o responsável pelo time do bairro, Alexander Fernandes, se constitui na única opção de lazer do bairro. Segundo ele, uma vez extinto o campo de futebol, cerca de 100 pessoas não terão outra opção nos finais de semana. As crianças, segundo ele, também seriam privadas de sua principal opção de lazer.
Defensor da construção no outro local sugerido pela prefeita, Fernandes diz que será muito mais fácil para cuidar e também vigiar a praça. Se for transferida para lá, nós ganharemos a praça e continuaremos com o campo, ponderou.
Antes irredutíveis, a argumentação das mulheres era de que a praça no campo de futebol valorizaria o bairro e a cidade, com a possibilidade de novos investimentos. No outro local, segundo Maria José Gomes, a praça ficará muito escondida. Eles que encontrem um outro lugar para a construção do campo
moro aqui há mais de 30 anos e esse bairro nunca passou disso, agora temos que aproveitar a boa vontade da prefeita, pois até hoje é a única que pensou em nós, desabafou.
Uma nova opção de lazer
A iniciativa de construir praças em bairros distantes do centro da cidade, segundo a prefeita