‘A Secretaria de Saúde amplia neste ano as ações desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, através do setor de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTS).
De acordo com a coordenadora do setor, Izabela Bento de Souza, o DANTS foi criado em outubro de 2009, mas intensificou suas atividades a partir de 2010: nós monitoramos e levantamos os dados para o Ministério da Saúde planejar estratégias de intervenção com o intuito de reduzir as ocorrências desses agravos, que estão diretamente relacionadas aos altos índices de morbidade e mortalidade no Estado e no Brasil, pontuou Izabela.
O setor já atua no acompanhamento dos casos de violência doméstica, física, sexual, auto dirigida, psicológica e negligente, e inicia os projetos voltados para os acidentes de trânsito e violências no geral que são consideradas Causas Externas. São causadores de sequelas, que fazem com que as pessoas jovens fiquem incapacitadas de trabalhar, estudar ou ter uma vida considerada normal, explica a coordenadora.
O DANTS também acompanha as pessoas que sofrem por Doenças Cardiovasculares, o infarto e o AVC, causados por pressão alta e diabetes
assim como pessoas atingidas por Neoplasia, que são os diversos tipos de câncer causados por situação genética, consumo de tabaco, alimentação inadequada, que poderiam ser prevenidos.
Para o funcionamento do setor, todas as Unidade Básicas de Saúde UBS, Pronto Atendimento PA, Hospital, Clíni