A Semana de Consciência Negra é comemorada em Três Lagoas com o Festival da Cultura Afrobrasileira. Uma intensa programação cultural vem sendo desenvolvida desde o último final de semana, quando na sexta-feira (13) foi promovido o Concurso Municipal Beleza Afrobrasileira 2009, na Casa do Criador Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza.
O Festival da Cultura Afrobrasileira é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o intuito de celebrar, discutir e disseminar a diversidade cultural afrobrasileira, bem como refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção do país, estado e comunidade.
Já durante esta semana, os alunos e professores do CRASE Coração de Mãe realizaram apresentações artísticas e culturais. As atividades fazem parte do projeto Raça Negra Uma História de Lutas e Conquistas e foram realizadas no anfiteatro do CRASE nos dias 17 e 18.
Mini-curso
Nos dias 17 e 18, os educadores e professores da rede pública de ensino, municipal e estadual, participaram de um mini-curso ministrado pelo professor doutor Lourival dos Santos, Coordenador do Curso de História da UFMS, campus Três Lagoas. O Mini curso Educação etnicorracial e História e Cultura afrobrasileira e africana é um projeto do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História (LEHIS) da UFMS em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. O intuito do mini-curso foi discutir estratégias para a aplicação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da questão do ensino sobre igualdade etnicorracial e do ensino de história e cultura africana e afrobrasileira.
Segundo o professor Lourival, este mini-curso é um dos objetivos do LEHIS: oferecer cursos de formação aos professores que abordem o porquê e o como ensinar História enfocando determinadas temáticas, tais como aquelas relacionadas às questões da educação etnicorracial, bem como oferecer a possibilidade dos estagiários do curso de Licenciatura em História consolidarem efetivas parcerias com os professores da rede, auxiliando-os em seu trabalho cotidiano com os alunos, sob a supervisão dos professores da UFMS.
Entre discussões e debates, o foco principal do mini-curso foi a Escola e o Racismo: Proposta para uma educação multiculturalista. A partir da exposição do ministrante e dos debates, os participantes elaboraram um Manifesto por uma educação multiculturalista nas escolas públicas de Três Lagoas: sugestões de ações práticas nas escolas. Outra ação do mini-curso foi a criação de um fórum para educação multiétnica nas escolas do município.
Para o professor doutor Lourival dos Santos, um dos grandes desafios na escola, tanto pública quanto privada, é ensinar laços de solidariedade. É preciso ensinar a tolerância e a solidariedade desde pequeno: as crianças se acostumam com a diversidade, avaliou Lourival.
Ainda como ação do LEHIS, Lourival informou que para o próximo ano está prevista a realização de um projeto para desenvolver a educação multiculturalista em quatro escolas públicas, com estagiários do curso de História.
Programação
Outra atividade da Semana de Consciência Negra é a exposição de telas Negritude que prossegue até sábado (21) junto ao saguão do Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (Prefeitura antiga).
O Festival de Cultura Afrobrasileira segue com apresentações culturais na Lagoa Maior, nesta sexta-feira (20) às 19h, e no sábado (21) a partir das 9h.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO