‘
A Administração Municipal, por meio do Departamento de Habitação, realizou na tarde de quarta-feira (13) uma reunião no Centro Social Vila Vicentina para tratar sobre a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social. Participaram da audiência aproximadamente 450 pessoas inscritas em programas de habitação, além de servidores municipais, secretários, vereadores e representantes da empresa MP Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais, contratada pela Prefeitura para realizar os estudos e elaborar o projeto.
O Plano Local de Habitação de Interesse Social é uma das exigências do Governo Federal aos municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social. O objetivo principal do Plano é resolver os problemas de habitação das cidades.
De acordo com a diretora do Departamento de Habitação, Cleonice Fontoura, todos os municípios deverão integrar o Sistema Nacional para que a partir do próximo ano possam receber verbas federais para a construção de mais unidades habitacionais. O Plano Local de Habitação será elaborado com a participação popular. Esta é uma forma de regularizar toda a sistemática voltada para a gestão habitacional do município, explicou Cleonice.
Durante a reunião, presidida pela arquiteta e urbanista Neila Janes Viana Vieira, da MP Assessoria e Consultoria, foi explanado o contexto geográfico, histórico e econômico de Três Lagoas, e também abordados os objetivos do Plano de Habitação, bem como sua proposta metodológica. Para tanto, a prefeita Simone Tebet (PMDB) constituiu, por meio de decreto oficial, um grupo de trabalho, formado por secretários, diretores, servidores e membros da comunidade, que irá fiscalizar as três etapas de elaboração:
Etapa I proposta metodológica: decide o melhor jeito de fazer o Plano
Etapa II diagnóstico: estuda todos os problemas de habitação que o Plano vai ter que resolver