Dois projetos concluíram o ano dos alunos e professores da Escola Municipal “Professor Odeir Antônio da Silva”, da Vila São João, de Três Lagoas. Aproximadamente 355 estudantes dos 6 aos 12 anos de idade envolveram-se na I Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e 450 crianças de 4 a 12 anos participaram da XVIII Noite Cultural com o tema Circo.
A I Feira do JEPP contou com a colaboração da Secretaria de Educação, em parceria com o Sebrae que realizou o projeto na Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de construir junto com as crianças atendidas noções de economia financeira e empreendedorismo.
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, como um curso do Sebrae destinado a fomentar a cultura empreendedora, procurou apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a vigência da própria vida (pessoal, profissional e social). Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação, propostos pela UNESCO.
Segundo a Diretora, Ednéia Borges dos Santos Laurentino, o curso JEPP, alia-se a um ambiente propício à aprendizagem, favorecendo o envolvimento do aluno no próprio ato de fazer, pensar e aprender, características fundamentais dos comportamentos empreendedores. “Essa experiência inovadora foi rica, estimulante e nos proporcionou conhecimento acerca de como iniciar um negócio com planejamento e organização. Na formação que recebemos do Sebrae entendemos que o perfil do professor de educação empreendedora deve ser o de mediador das descobertas do grupo”, ressalta a diretora.
Para realização do trabalho, os profissionais da escola receberam curso de formação com carga horária de 28 horas e materiais específicos para realizarem as oficinas do curso de formação. Todo o material e aprendizado adquirido foram aplicados em sala de aula.
De acordo com Edneia, cada criança recebeu seu material pedagógico ilustrado e encadernado. Ao final do trabalho realizado com as crianças, a escola organizou a I Feira do JEPP com venda dos produtos confeccionados pelas crianças e seus professores, tais como, brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, mudas de ervas e temperos aromáticos, saches de aromatizantes, doces, locação de produtos e venda de DVDs com as apresentações das crianças durante a XVIII Noite Cultural.
“Em reunião com todo o segmento escolar, decidimos que a renda obtida com a venda da I feira do JEPP seria revertida na compra de gelatinas para doação ao Instituto do Câncer de Três Lagoas”, explica Edneia.
Noite Cultural
Já a noite cultural é uma ação pedagógica idealizada na gestão da professora Tereza de Jesus Medeiros da Silva, que em razão da amplitude das experiências de aprendizagens proporcionadas às crianças, mudou para Noite Cultural, realizada atualmente a cada dois anos.
“No início deste ano letivo nos reunimos para planejar esse evento, muitas foram as sugestões, inclusive a de maior repercussão foi de ser um tema livre, mas no decorrer do desenvolvimento das atividades pedagógicas algumas professoras se reuniram e entraram num consenso em relação ao produto final, decidindo que fariam todas as apresentações envolvendo a temática circense”, explicou
Exposição de trabalhos tais como maquetes, bonecos articulados e outras atividades pedagógicas foram expostos nas paredes e corredores da escola na semana em que se realizou a culminância do projeto. Para abrilhantar a noite de apresentações a diretoria contou com a parceria da equipe circense do Dedé Santana, com o palhaço Chokito e seu companheiro de palco, Ademilson que encantaram crianças e adultos.
Diretoria de Comunicação