Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o músico campo-grandense Marcos Assunção estará em Três Lagoas no próximo dia 05 de junho para lançar CD de seu trabalho. A apresentação gratuita será realizada no anfiteatro da UFMS, Unidade I, às 19h.
Intitulado Tô chegando, o CD é composto por 12 faixas, sendo 11 de autoria de Marcos.
Com um gênero tipicamente brasileiro, a musicalidade de Marcos Assunção fica registrada nas passagens das músicas regionalistas, que remetem a cultura musical existente em Mato Grosso do Sul, mas sem deixar de apreciar a cultura de outros Estados brasileiros.
No lançamento de seu CD, Marcos terá a companhia de outros instrumentistas. Guto Costa na bateria, Gelson Costa no sax, e Gabriel no contra baixo, ajudam a compor a apresentação de Marcos.
É a primeira vez que me apresento em Três Lagoas com essa formação. Já estive na cidade em outras oportunidades, quando ministrei workshop, lembra Marcos.
A vinda do músico para Três Lagoas está diretamente ligada ao Projeto Pixinguinha. Após ser classificado, em 2008, pelo Projeto, Marcos ganhou como prêmio a gravação de seu primeiro CD que será lançado em Três Lagoas.
Além de ganhar a gravação do meu primeiro CD, ganhei ainda a circulação do meu trabalho por todo Brasil, ressalta.
Empolgado com o lançamento de seu primeiro CD, Marcos fala da satisfação de ser coordenador Pedagógico do Projeto Música MS.
O Projeto Música MS, do qual tenho orgulho de participar, é uma iniciativa da Fundação de Cultura de MS em parceria com as Prefeituras do Estado. Através desse projeto temos descoberto muitos talentos escondidos. Iniciativas como esta permitem que a nossa gente seja conhecida e que seu trabalho seja reconhecido. Sempre digo que devemos sempre aproveitar as oportunidades, e é exatamente isso que faço. Quero aproveitar a minha oportunidade, finaliza Marcos.
Projeto Pixinguinha
O Projeto Pixinguinha foi criado em 1977 para difundir e formar platéias da música brasileira através da circulação nacional de espetáculos. O projeto resulta da parceria entre a Funarte e as Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura de todo o país. Desde 1983, conta com o patrocínio da PETROBRAS.
Retomado em 2004, após uma interrupção que durava desde 1997, o Projeto realizou até 2006 um total de 344 apresentações (feitas por 44 elencos), para um público aproximado de 185.800 espectadores distribuídos por todos os 27 estados brasileiros, num total de 73 cidades.
Estes espetáculos, sempre a preços populares ou entrada franca, foram assistidos por mais de dois milhões de espectadores em todo o Brasil. Ajudaram a revelar ou a confirmar talentos como João Bosco, Leila Pinheiro, Adriana Calcanhoto, Djavan, Marina Lima, Zélia Duncan e Zizi Possi, além de prestigiar carreiras de grandes nomes como Elizeth Cardoso, Marlene, Dóris Monteiro, Quinteto Violado, Paulinho da Viola, Cartola e Edu Lobo, entre muitos outros.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO