A prefeita Márcia Moura (PMDB) decidiu cancelar as comemorações do dia das crianças, que seria realizada no próximo dia 15 e também da festa do servidor que seria no dia 28 e utilizar os recursos que seriam empregadas nestas festas para ajudar as famílias impactadas pelo vendaval do último dia 27.
Seria incoerente de minha parte pensar em comemora alguma coisa neste momento que tanta gente ainda sofre e enfrenta dificuldades ou perdas decorrente desta tragédia, explicou a prefeita.
A festa das crianças, que se tornou tradição, e era realizada desde o primeiro ano desta administração, ficou até mesmo sem local para sua realização, uma vez que as quadras da Lagoa Maior também foram avariadas pelo vendaval. As duas coberturas vieram abaixo.
A intenção era fazer no ginásio de esportes, mas não temos clima pra isso, explicou a secretária de Assistência Social, Maria Lucia Firmino.
A área de lazer do Departamento de Obras e Serviços DOS, onde também era realizada a festa do servidor foi outro local bastante afetado pelo vendaval, que destelhou o barracão, derrubou postes de energia e árvores.
Segundo o assessor de Licitação, Hélio Mangialardo, cada festa custaria cerca de R$ 45 mil, devido ao número de pessoas atendidas.
Para a prefeita Márcia, a economia desse dinheiro pode representar um bom montante a ser investido na cidade.
Esse dinheiro será acrescido ao recurso que esperamos receber de Brasília e será usado integralmente na reconstrução da cidade, explicou a prefeita.
Decreto emergencial
A Administração Municipal decretou estado de emergência no dia posterior ao vendaval. O secretário de Obras, Getúlio Neves foi a Brasília no dia 28 e entregou, pessoalmente, os documentos necessários para que o município consiga a liberação de recursos do fundo perdido do Governo Federal para a reconstrução do município.
De acordo com relatório elaborado pela Defesa Civil de Três Lagoas, foi solicitada a liberação de R$ 4 milhões de reais. O relatório demonstrando os danos causados pelo vendaval que destruiu a cidade foi entregue à Defesa Civil.
O município agora aguarda a realização dos trâmites em Brasília para que o recurso solicitado seja liberado.
Assessoria de Comunicação