A cidade de Três Lagoas é hoje referência em vários setores. O maior destaque é a sua economia forte, alicerçada na pecuária, comércio e, mais recentemente, na expansão da atividade industrial. Esta mudança no perfil econômico do município tem proporcionado um grande aumento do número de vagas de empregos e colocações no mercado de trabalho.
Um levantamento feito com o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) e as principais agências de recrutamento de mão de obra da cidade revela um saldo de emprego positivo nos últimos dois anos. A estimativa das agências evidencia um montante aproximado de 18.680 colocações no mercado de trabalho, desde 2007 até junho deste ano.
Setores
Com a grande oferta de empregos, os setores que mais se destacaram com o maior número de vagas nos últimos dois anos foram o da indústria, construção civil e serviços. Os trabalhos temporários também apresentaram um número expressivo de colocações.
Conforme o levantamento das principais agências de emprego da cidade, em 2008 foram recrutados e selecionados uma média superior a 10.200 trabalhadores, sendo 7 mil para a construção das fábricas da Votorantim Celulose e Papel (VCP) e International Paper (IP), e 1.200 contratados como temporários em todas as funções, com maioria na produção.
Já neste ano, até o final de junho, o número de contratados como temporários era de pelo menos 500 pessoas, a maioria na linha de produção. Também foram recrutados e selecionados cerca de 750 trabalhadores para diversos ramos, como construção civil, comércio, escritório, bares, restaurantes, indústria e serviços.
CIAT
O cadastro do CIAT apresentou em 2007 um total de 4.067 vagas captadas, e 2.303 colocações. No ano de 2008, as vagas de trabalho subiram para 4.806 e foram colocados no mercado 3.545 pessoas. Em 2009, até o final do mês de junho, o cadastro do CIAT captou 1.538 vagas e teve 1.394 colocações.
As agências de recrutamento e seleção ressaltaram que no inicio de 2009 ocorreu um aquecimento nas contratações, e nos meses seguintes, com a explosão da crise financeira mundial, as empresas deram uma brecada.
A previsão das agências de recrutamento é que até o final do ano sejam gerados cerca de 2 mil empregos com as novas empresas que estão se instalando em Três Lagoas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO