A Secretaria de Saúde de Três Lagoas encerra neste sábado (27), as cirurgias de Catarata, que estão sendo realizadas em regime de mutirão no Centro de Cirurgia e Diagnóstico. O trabalho teve início na quinta-feira (25).
De acordo com a secretária de Saúde, Elenir Terezinha Neves de Carvalho, o Mutirão da Catarata teve início em 2007.
No ano passado realizamos pela primeira vez e agora conseguimos trazer novamente o trabalho para Três Lagoas para atender uma demanda reprimida.
O Mutirão da Catarata será realizado em duas etapas. Nestes três dias serão atendidos 120 pacientes.
Na segunda etapa, no mês de novembro, estaremos atendendo mais 90 pacientes, explicou Elenir.
Elenir destacou que as novas cirurgias serão agendadas. Os outros pacientes, que não foram atendidos nesta etapa, devem ficar tranqüilos por que mais cirurgias já estão sendo programadas.
Os pacientes são atendidos pelo SUS e já aguardavam desde 2007. Para a secretária, a cirurgia de Catarata é uma promoção à saúde. Estamos oferecendo qualidade de vida. Estamos proporcionando aos pacientes, que na maioria são idosos, uma nova vida, onde eles podem assistir à novela, ao futebol, fazer seu crochê e até ler um bom livro.
Outro ponto positivo deste trabalho, enfocado pela secretária de Saúde, é a gratuidade do colírio. Muitos talvez nem comprariam o medicamento. Desta forma garantimos o sucesso da cirurgia.
Joana Alves da Silva, de 82 anos, esperou 5 meses para realizar a cirurgia em um dos olhos. Estou feliz em ter conseguido a cirurgia e agora quero fazer na outra.
Godofredo Marcelino, também de 82 anos, estava satisfeito com a oportunidade. Sempre via as coisas com uma fumaça, embaçado, com a cirurgia vou enxergar melhor. E acrescentou: Tenho fé em Deus que vai melhorar.
Procedimentos
Os pacientes, que aguardavam em uma lista de espera, passaram por uma triagem, onde foi confirmada a necessidade e o endereço.
Após esta etapa, as pessoas com necessidade cirúrgica participaram de duas reuniões para esclarecimento do procedimento pré e pós-operatório.
Segundo a Assistente Social, Tânia Aparecida Dobbre Bitanti, as cirurgias estão ocorrendo com muita tranqüilidade. O tempo médio de cada cirurgia é de 8 minutos e a recuperação é de 24 horas.
Catarata
Lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, que é a lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem.
A catarata pode ser congênita, em casos raros, ou adquirida. A principal causa da doença é o envelhecimento. Mesmo o problema aparecendo em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença, geralmente filhos de mães que tiveram rubéola, ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação.
Além disso, a catarata pode ser causada pelo diabetes, uso sistemático e sem indicação de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos, ou batidas fortes na região dos olhos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO