Tendo em vista o extenso programa de comemoração dos aos 91 anos de Três Lagoas, este ano as festividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente de 29 de maio a 05 de junho – estarão reduzidas ao plantio e distribuição de mudas, numa parceria entre a secretaria municipais do Meio Ambiente e de Agronegócio e Pecuária (Semap), e Cesp. Haverá ainda campanha de conscientização sobre a importância da preservação da natureza com a utilização da mídia local e por meio de palestras educativas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristóvam Canela, serão plantadas 347 mudas de palmeiras imperiais, com cinco metros de altura, ao longo da Avenida Ranulpho Marques Leal, desde a travessia da linha férrea até as imediações do marco do Distrito Industrial. O plantio será realizado pela equipe de campo da Secretaria de Meio Ambiente, com orientação das biólogas Ana Paula Mendes Lima e Rita de Cássia Markert Uehara, além de uma bióloga da MS-Gás e auxílio da topografia da prefeitura. As primeiras 50 palmeiras deverão ser plantadas nesta terça-feira.
Haverá ainda a distribuição de 500 mudas de espécies frutíferas, numa parceria Semads/Semap. A entrega das mudas deverá ocorrer na Lagoa Maior.
Plano de Arborização
Ainda segundo Canela, tão logo encerrem as comemorações do aniversário da cidade, a secretaria começa a colocar em prática o plano de arborização da cidade, que prevê o plantio de mais de mudas em diversos locais, especialmente nos canteiros centrais de avenidas. Com relação à Avenida Filinto Muller, Canela disse que vai esperar a conclusão da ciclovia para o inicio do plantio.
O plantio contempla inúmeras espécies que suprirão o déficit da cidade, disse o secretário. Nesse sentido, ele está buscando parcerias tanto para conseguir as mudas, quanto as grades de proteção. Segundo o secretário, a Cesp já se comprometeu em doar quatro mil mudas.
Origem da data
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, de 1972, para marcar a abertura da 1a Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP – o Programa da ONU para o Meio Ambiente.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Ecologia – O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Mas já no século XIX um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
Junção das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo), a disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até bem pouco tempo. Ela só ganhou dimensão social após um acidente de grande proporção, que derramou 123 mil toneladas de óleo no mar, na costa da Inglaterra, em 1967, com o petroleiro Torrey Canion.
Assessoria de Comuicação