Em 2008 o município aderiu ao Programa do Ministério da Educação, Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo diminuir a taxa de analfabetos no Brasil.
Neste ano, o programa é desenvolvido em Três Lagoas pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e com o Ministério da Educação. Segundo a coordenadora da área de Legislação da Semec, Maria Aparecida Nascimento Castro, as inscrições para o desenvolvimento do Programa em 2011 já estão em andamento. Os interessados em estudar e também ser um alfabetizador podem procurar a Secretaria de Educação e Cultura para realizar sua matrícula e esclarecer as respectivas dúvidas, disse a coordenadora.
De acordo com Maria Aparecida, para ministrar as aulas não há necessidade de graduação. É necessário que o professor de cada turma tenha no mínimo ensino médio completo. Cada professor recebe uma bolsa no valor de R$ 250,00 por cada turma que é de sua responsabilidade, afirmou Maria.
As aulas são ministradas em Unidades Escolares, Associações de Bairro, Igrejas, Entidades Filantrópicas e outros locais.
A coordenadora falou ainda sobre Adélia Godói, que se interessou em dar aula e já atende uma turma com 14 pessoas em sua própria residência no bairro Guanabara.
A Secretaria de Educação e Cultura está situada na Rua Darci Pio, nº 631, bairro Santos Dumont.
Brasil Alfabetizado
O Programa tem como objetivo atender as pessoas que não tiveram acesso a educação na idade correta, sendo jovens, adultos e/ou idosos. É desenvolvido pelo MEC desde o ano de 2003 e atende prioritariamente a 1.928 municípios, sendo a maioria da região nordeste, que possuem uma taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%.
Com informações do portal do MEC
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO