
‘A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) realizou na última semana, entre os dias 21 e 25 de setembro, a Semana da Educação Infantil. Para a programação, as escolas e os Centros de Educação Infantil (CEIs) desenvolveram projetos que mostram a importância da infância, e do estímulo a educação nesta fase.
As atividades são desenvolvidas pelas próprias crianças. Dessa forma construímos uma aprendizagem através do lúdico. Este é um trabalho que ficará permanente na SEMEC, informou a coordenadora de Educação Infantil, Heliete Alves Antiqueira.
Todas as atividades oportunizam e respeitam o tempo da criança. Um dos exemplos de projetos é o da Escola General Nelson Custódio, com o Brincando Também se Aprende as crianças criam, fantasiam de maneira espontânea e criativa a partir do contato com brincadeiras, brinquedos, jogos e cantigas. Através da ajuda dos professores as crianças realizam pesquisas, pinturas, músicas e linguagens não verbais, tudo metodologicamente preparado para facilitar os trabalhos de forma multidisciplinar.
A metodologia utilizada pelos educadores nesse projeto conta com a culinária infantil, onde os alunos preparam sanduíches naturais e salada de fruta, com esta abordagem as crianças aprendem a importância de uma alimentação saudável
já na confecção de brinquedos como bola de meia, cavalinho de pau, brinquedos feitos de sucata, os pequenos observam a evolução da criação de acordo com critérios pré-estabelecidos, como cor formato e tamanho.
O CEI Olga Salati Marcondes fez da literatura de Monteiro Lobato uma viagem de conhec